domingo, 20 de novembro de 2016

Reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, ligo a TV que está sintonizada na Globo News. Começa o programa Milenium e o entrevistado é um canadense que trabalha no "Projeto Igarapé", no Rio de Janeiro. Não consegui assistir tudo porque estava ocupado. Mas ele disse algumas coisas interessantes.

Inicialmente, perguntado sobre o motivo da violência alarmante, ele cita 4 causas:

1. urbanização muito rápida
2. desigualdade social e de renda das mais perversas do mundo
3. população jovem
4. drogas

Ele também diz que os mais altos índices de mortalidade atingem prioritariamente a população com as seguintes características: jovem, pobre, fora da escola e negra. Segundo ele, a cor da pele acaba determinando de alguma forma a exclusão social.

Somemos esse racismo e os itens 2 e 3 acima, e vemos muitos motivos para essa reflexão sobre o Dia da Consciência Negra.

Não é com repressão policial, com a lógica do bandido bom é bandido morto que vamos resolver essa tragédia tão grande.

É preciso criar políticas para distribuir renda, manter esses jovens na escola. Sobre distribuir renda, ele cita no final do programa algo que ele diz ter sido inesperado: embora o programa bolsa família pretenda incentivar a educação, acabou diminuindo os índices de violência também, porque ainda que poucos recursos nas mãos de uma população que não tem praticamente nada, fazem tanta diferença que acabam afastando parte dessa população da violência.

Taí uma reflexão, inclusive para aqueles que bradam seus discursos contra o "bolsa vagabundo" e querem que a polícia saia dando porrada em bandido. Só vamos resolver nossos problemas se os atacarmos com inteligência, não como brutamontes desmiolados.

Há muito por fazer. Há muito programa social por implementar. Há muita reforma para promover redistribuição de renda.

O foco do governo não poderia ser garantir boa vida aos mais ricos, mas investir na dignidade dos mais pobres. é por aí que esse ciclo de violência será desmontado aos poucos.


http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/t/milenio/v/milenio-robert-muggah-analisa-dados-de-violencia-urbana-e-trafico-de-armas/5449285/

Nenhum comentário:

Postar um comentário