domingo, 22 de julho de 2018

Racionalização

"Guarde essa palavra-conceito; RACIONALIZAÇÃO. Por que as doutrinas religiosas parecem fazer sentido em sua cabeça? Porque os processos teológicos, todos, sem exceção, operam por meio da racionalização: a partir de um ponto inicial (que não é criticado sob nenhuma condição), operam-se uma série de raciocínios lógicos, controlados, silogísticos, que emprestam ao sistema uma aparência (mas é só aparência) de fundamentação, de coerência, de validade. Mas é tudo uma grande castelo de cartas, sustentado única e exclusivamente por racionalização."  Osvaldo Luiz Ribeiro

Há muito tempo, por conta do meu perfil cético-questionador, comecei a perceber esse componente de racionalização no pensamento religioso. Mas, para não "escandalizar os irmãos", ficava na minha. Esses questionamentos foram se avolumando até que a bolha dos dogmas explodiu na minha cabeça e desapareceu. Mas eu ainda fiquei na minha, até que, uns 10 anos atrás, "saí do armário", para espanto das pessoas que me conhecem. Isso, com o tempo, causou 2 efeitos bem interessantes:
1. Com a morte dos dogmas, descobri um mundo riquíssimo, maravilhoso, de possibilidades imensas, sem falar de tantas pessoas interessantes com quem é possível estabelecer ricos diálogos
2. Ganhei ex-amigos aos montes... 🤷‍♂️
Fazer o que, né? Mas tem sido uma experiência muito rica
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário