segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O pernilongo

Há pouco, na praça de alimentação, enquanto lia minha revista sentado à mesa e aguardava a senha avisar-me que a salada caesar estava disponível, vi um pernilongo, ignorando solenemente o risco capital que corria, pousar na mesa junto a mim e ficar, aparentemente, exercitando suas patinhas (desconheço os hábitos dos pernilongos quando não estão a se deliciar com a seiva humana). Sua desatenção ao perigo que estava exposto era tanta que ele parecia desafiar-me: mate-me, mate-me! Um movimento súbito com a revista e ele estaria liquidado. Entretanto, dominado por um incontrolável sentimento de ternura, por um derrame de compaixão por aquele tão minúsculo e frágil ser, feito um spharion, o máximo que consegui de reação, depois de uma breve reflexão sobre a inutilidade do meu projeto assassino, foi enxota-lo suavemente com minhas folhas de celulose plastificada, como quem lhe dava mais uma chance de se aventurar e arriscar mais um banquete com o sumo de alguma pele desprevenida, antes de final e irremediavelmente ser despachado para o reino dos desencarnados, em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário