No final do ano passado escrevi alguns comentários sobre o
CD Handel’s Messiah: A Soulful Celebration (http://en.wikipedia.org/wiki/Handel's_Messiah:_A_Soulful_Celebration).
Ontem, conversando sobre música em um grupo de discussão, a ideia da releitura
de um tema me lembrou desse CD que é uma releitura das partes mais populares
(highlights) do oratório O Messias de Handel.
Daí eu fiquei com vontade de restaurar aqueles comentários e
publicar aqui:
O CD foi produzido por Quincy Jones em 1992 e é todo
superlativo. Vou comentar algumas faixas, para não ficar mais extenso, daquelas
faixas em que a releitura da partitura inicial me pareceu mais interessante. Coloquei
alguns links do Youtube para ilustrar os comentários.
A audição do CD é muito mais rica para quem conhece bem o
oratório de Handel. Alguns links do Youtube são da própria gravação, outros de
interpretações
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01-Overture_ A Partial History Of Black Music –
delícia essa abertura com o resumo da música black; simplesmente genial http://www.youtube.com/watch?v=0hUV6KsWyZk
(versão parcial)
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02-Comfort Ye My People – sublime! esse arranjo
é avassalador; é de ficar paralisado diante da força da música black
norteamericana (black é black com os negros norteamericanos – o resto é uma
pálida sombra, arremedo, da intensidade visceral do black autêntico) http://www.youtube.com/watch?v=1MTwitfUog8
(a versão do CD é muito, muito superior)
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03-Every Valley Shall Be Exalted – genial como,
já na primeira frase do solista barroco eles mudam radicalmente para a música
black. A harmonia é fantástica
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05-But Who May Abide The Day Of His Coming – o
solo inicial – e o retorno a ele –, com a cantora black interpretando a
partitura original é sublime http://www.youtube.com/watch?v=dOQtfC5ViBQ&feature=results_main&playnext=1&list=PL58FCA541E4A3676B
(não chega aos pés do CD mas serve como referência)
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06-And
He Shall Purify – êxtase total! Esse trecho é baseado em Malaquias 3:3,
aquele capítulo da Bíblia tão mal utilizado... A partitura original é uma das
mais difíceis que já coloquei no coro assembleiano que regi por mais de 20 anos
e, no oratório, só é superada na minha preferência pelo insuperável final
“Worthy is the Lamb – Amem”, com sua superlativa fuga e que era a partitura
preferida dos coristas do coro (de fato, era uma delícia fazer essa partitura).
Outra parte coral do oratório que eu gosto demais (a 3ª preferida) é “His yoke
is easy” que, inclusive, me inspirou em uma composição coral que escrevi http://www.youtube.com/watch?v=LTbpW4tpXIk&feature=BFa&list=PL58FCA541E4A3676B&lf=results_main
(gravação original)
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08-O
Thou That Tellest Good Tidings To Zion – Take 6 é Take 6. Qualquer
comentário é chover no molhado. http://www.youtube.com/watch?v=1Ct9cLEumKQ
IMPRESSIONANTE! Foi o Take 6 genérico
mais perfeito que já ouvi. Para os desavisados: não é o Take 6.
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10-Glory To God – genial a fusão do arranjo
coral num estilo “erudito contemporâneo” com aquela loucura funk
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12-Behold, The Lamb Of God – deliciosa essa
versão instrumental arranjada pelo ex-arranjador do Take 6 http://www.youtube.com/watch?v=5kmYpsAD4jI
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14-Why Do The Nations So Furiously Rage? – é
impossível ouvir essa sem um sorriso nos lábios; que delícia... puro jazz... http://www.youtube.com/watch?v=CoxrHPS2cL8
versão coral, uma pálida sombra da
gravação, mas dá para ter uma idéia da idéia do arranjo
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15-I
Know That My Redeemer Liveth – Aleluia! Meus argumentos estão se
acabando. http://www.youtube.com/watch?v=e4o8yDjn0_g
(gravação original)
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16-Hallelujah! – a grandiosidade do coro (que
não reproduziremos na Comuna por motivos óbvios, dentre eles a falta de...
chorus) e a beleza do arranjo (escrito por Mervyn Warren [ex-arranjador do
Take6], Michael Jackson [já ouviram falar?] e Mark Kibble [arranjador do
Take6]) fazem jus a essa que é a parte mais popular desse que é considerado por
muitos o principal oratório da tradição musical ocidental http://www.youtube.com/watch?v=vkbuHu2D_Ro
(gravação original)
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