domingo, 28 de janeiro de 2018

O autoengano do brasileiro

Pegando gancho em um comentário do Hernan Pimenta, deixa eu tentar mandar a real de novo a partir de outro ângulo.

Ok, temos que combater a corrupção e colocar os corruptos na cadeia. Mas o que vemos esse processo não tem nada a ver com isso, a menos que adicionemos uma camada de auto-engano.

Vamos dar um passo atrás.

Depois da derrubada da Dilma toda a manifestação popular se arrefeceu. a justificativa dada sempre foi a mesma: "o brasileiro se cansou, está esperando o governo do Temer acabar". Será???

Vamos supor que, em vez de se aliar ao PMDB para a tal "governabilidade", o PT tivesse se aliado a outro partido de esquerda. Com a derrubada da Dilma, será que as massas enfurecidas nas ruas e redes com o bordão "Fora Dilma, fora corrupção, minha bandeira não é vermelha!" teria se desmobilizado de forma tão radical? Minha aposta: claro que não! as ruas continuariam em polvorosa até "cair o último vermelho!"

hoje os antipestistas dizem: "Tá reclamando do temer por quê, petralha? Foi você que o colocou lá!" Esse argumento clarifica de uma vez por todas que o problema MESMO do antipetista não é a corrupção mas os "esquerdopatas"!

Portanto, quando hoje o antipetista se diz satisfeito e "vamos pra cima do resto" ele sabe (e bastaria o mínimo de autoconhecimento para isso) que isso é um argumento de autoengano. Porque, enquanto não houver "vermelhos" no comando do país, pode rolar a corrupção que for que ele no máximo xingará os políticos e dirá que a saída é mandar seus filhos para fora do país (caso isso seja factível para ele). Mas ele não terá motivação suficiente para encher as ruas e tentar derrubar o governo. Porque, o que aciona esse gatilho, não é a corrupção extrema, mas haver "vermelhos" corruptos no poder. Tanto que os casos de corrupção atuais bem mais flagrantes e comprovados que as acusações contra Lula não darão em nada, absolutamente nada! Escrevam aí.


Quando o brasileiro médio acordar do seu autoengano que serve muito bem à elite corrupta que manda no país, talvez a nossa história mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário