quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Lula e os 3 tipos de brasileiros

Desde o início dessa ridícula polarização política, do lado dos antipetistas eu tenho percebido 3 perfis de brasileiros típicos. Nos últimos dias esses perfis têm ficado bem evidentes de novo.

O ALIENADO

Ele acredita piamente que agora, vai, que está se fazendo justiça, que os corruptos vão para a cadeia, que “o maior corrupto de todos os tempos”, o Lula (sic) finalmente irá preso. Esse típico brasileiro ostenta uma ignorância lapidar a respeito do seu país, das oligarquias que mandam e desmandam em terras tupiniquins e da corrupção dessa gente até a medula. Não se interessa por História, se alimenta das narrativas da grande mídia, enfim, um manipulado. Não saca minimamente o que acontece na política e vibra com a “justiça”. É neto da velhinha de Taubaté.

O HIPÓCRITA

Ele sabe ou tem uma boa noção de como as coisas funcionam nesse país. Tem algum ou razoável conhecimento das oligarquias históricas desse país e tudo o mais. Mas ele odeia o Lula e os “comunistas”. E, como todo hipócrita, ele não assume que o seu ódio é contra Lula e tudo o que ele e o petismo representam. Então ele brada irado, revoltado, bate panelas contra os “corruptos”! Porque é mais bonito. Mas a sua motivação mais profunda é outra.

O ASSUMIDO

Ele sabe como as coisas funcionam, detesta o Lula o PT e tudo o que eles representam. Sabe que toda a classe política e empresarial do país está chafurdando na lama. Mas tudo bem. O importante é que derrubem o Lula. Até diz que não gosta de corruptos (da boca pra fora ninguém gosta), mas o maior “problema” dele não são os corruptos. Portanto, se derrubarem o Lula, tudo pode continuar como está que para ele está de bom tamanho.


Na realidade, assumido mesmo nunca encontrei ninguém gratuitamente. Mas já encostei algumas pessoas na parede que acabaram assumindo o que realmente pensam. Assumidos vejo muito poucos, portanto. Agora, hipócrita, alienado e formiga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário