sábado, 15 de junho de 2019

O brasileiro morista é um caso perdido

Quando começou o show midiático da LavaJato e dos movimentos do impeachment, a minha aflição era muito grande. Eu ficava desesperado ao ver hordas de brasileiros imbecilizados diante da flagrante – para mim – manipulação da realidade. Conhecendo o Brasil que eu conheço, era impossível que aquela unanimidade avassaladora da grande mídia e da República de Curitiba não fosse algo orquestrado. NÃO TINHA COMO! Eu dizia que não precisava ser muito esperto para perceber isso; bastava ter senso crítico mais apurado.

Cheguei a chamar os brasileiros de burros, no que fui duramente criticado por alguns familiares e alguns amigos. Mas, na minha análise, só um nível de burrice muito grande justificaria aquele comportamento tão bovino da grande massa.

Cansei de dizer para meus amigos que o tempo mostraria que eles estavam enganados e vítimas de uma grande manipulação midiática, como sói acontecer no país desde que temos mídia organizada.

Agora com esses vazamentos, está mais do que provado que minha leitura estava correta e que a maioria dos brasileiros caiu no conto do vigário.

O que deveriam fazer esses brasileiros? Reconhecer e tentarem ser mais espertos, mais críticos, mais céticos da próxima vez.

Mas o que estou vendo acontecer é algo totalmente incompreensível para mim: uma grande parte dos brasileiros entrou em um estado catatônico de negação e está fazendo todo tipo de ginástica para negar as evidências que os vazamentos demonstram. Sem falar que simplesmente ignoram quaisquer princípios éticos para manterem a defesa do indefensável e, cacete!, se julgarem moralmente superiores a quem nunca caiu nesse conto porque eles, sim, estariam lutando contra a corrupção e imoralidade e quem é crítico e não aceita ser manipulado estaria defendendo criminosos.

Olha, vou falar uma coisa, viu? Definitivamente, uma parcela dos brasileiros não tem solução. Se não conseguirem aprender dessa vez, meu diagnóstico de alguns anos atrás quando os chamei de burros está mais do que confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário