quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

No princípio...

Há um bom tempo, comecei a escrever um livro de memórias. O objetivo mesmo era a desculpa para escrever. Sou um leitor quase compulsivo. Portanto, querer escrever seria natural. Como não tenho nada a dizer – logo sem argumentos para escrever um livro – resolvi relatar em livro a jornada de anos que é a produção do CD que estou gravando a conta-gotas. Uma espécie de making of do CD. No entanto, escrever sobre isso talvez fosse muito chato. Daí a idéia de incluir também memórias.

A idéia do livro era usar uma linguagem bem coloquial e os capítulos em forma de crônica, utilizando um tom um pouco humorado. Daí a questão: quem vai se interessar pelo livro? Nunca me preocupei com isso. Mas, passado muito tempo, essa pendência por finalizar, muito ainda por escrever, resolvi desistir do livro e achei melhor escrever em um blog. Se alguém quiser ler, ótimo, do contrário, fica como um documento pessoal meu ao alcance de quem tropeçar por aqui.

Isso foi bom também porque eu gosto de escrever sobre outros temas do meu cotidiano, mas que não têm relação com o conteúdo do livro. Daí poderia incluir tudo no blog. Além do mais, já havia criado outro blog para relatar o dia-a-dia das gravações e, por falta de gravações, o blog fica abandonado. Como é exclusivo para as gravações, não me parece adequado colocar outros textos lá.Um blog genérico como esse resolveria a questão.

O livro se chamaria “A musa, o Kol e eu”. Qualquer semelhança com “Marley e eu” ou qualquer outro título de livro será mera coincidência, mesmo porque o título do livro já havia sido pensado antes de eu saber da existência do outro livro. Talvez o livro tivesse mais a ver com “Eu, eu mesmo e Irene”. Ao longo do livro, o leitor decidiria quem é a musa.

Como resolvi migrar tudo para o blog, o seu título “Badaquias e a musa” tem a ver um pouco com o livro (a musa) e com eu mesmo (Badaquias é um apelido carinhoso – e no limite da esculhambação – que um grande amigo me deu na adolescência, o Sidão). Como sempre fui refratário a apelidos, resolvi assumir esse “apelido” como um “nome artístico esculhambado”. Bem, então o Badaquias está explicado também.

Por fim, sobre o conteúdo específico do blog, terá de tudo, 100% bobagens desnecessárias. A exemplo da música que eu faço, onde não há qualquer intenção de passar mensagem, esse blog não será engajado com nenhum tipo de mensagem cristã. Explico isso porque um cristão que se preze e que leve a sério sua “missão” como cristão nesse planeta, sempre estará preocupado com a “mensagem”. Portanto, a exemplo da música, esse blog não possui qualquer objetivo “edificativo”. Bem, se um cristão sério se preocupa com a mensagem e eu não me preocupo, pode-se inferir que não sou um cristão sério. Deve ser por aí mesmo. Sendo assim, se você está à procura de um conteúdo edificante, há uma infinidade de blogs por aí com esse objetivo.

O blog será apenas uma celebração bem humorada e desencanada da vida, uma espécie de “existo, logo escrevo”. Nada mais.

4 comentários:

  1. Primeiro: já sei que a musa sou eu! Claro!
    A Flávia que me perdoe, mas o sentido real da sua vida definiu-se mesmo que inconscientemente com meu nascimento... E AÍ EU ACORDEI!
    Putz, que bom que vou ter uma leitura obrigatória agora! Obrigada por escrever Obadias de Deus! Sou sua eterna fã!
    Existo, logo leio.

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Boa Oba! Escrever liberta a alma e torna livre o espírito. Acompanharei de perto seus escritos.

    evandro l! melo

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo apoio, Camila, Evandro e Shirley. Abraços.

    ResponderExcluir