domingo, 26 de maio de 2019

Para quem, como eu, gosta de estatísticas


Acabei de descobrir que o Skoob tem um paginômetro. Considerando que ficaram de fora do Skoob algumas centenas de livros que li entre os 11 e 16 anos, eu teria lido, até hoje, 387 livros. Essa é uma estatística conservadora, já que dos 11 aos 15 eu costumava ler uns 2 livros por semana. Só nesse período eu teria lido cerca de 400 livros. Certamente não registrei nem metade deles no Skoob e até hoje de vez em quando me deparo com um livro que li e que ainda não tinha registrado. Estou considerando também os livros religiosos, teológicos e leitura enciclopédia que li nessa época e que não constam no Skoob. Por exemplo, aos 11 anos li uma enciclopédia de Psicologia com 5 volumes.

Então vou acrescentar mais 150 livros a essa estatística para deixá-la um pouco mais realista.

Os 387 livros, segundo o Skoob, representam 102.198 páginas. Se eu fosse acrescentar mais 150 livros, ficaríamos assim:

387 + 150 = 537
537 = 387 + 38,75%
102.198 + 37,75 = 141.809

Considerando que me tornei um leitor "compulsivo" a partir dos 8 anos mais ou menos e considerando que agora tenho 50, eu teria lido, aproximadamente, 9 páginas por dia, uma média considerável mesmo para mim hoje que tenho uma vida muito corrida.

Pensando em livros por mês, seria uma média constante de 1 livro por mês ao longo de 42 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário