quarta-feira, 4 de abril de 2018

O brasileiro se cansou... Será mesmo?

Durante o processo do impeachment da Dilma eu, um observador da brava gente tupiniquim, questionava com meus amigos e conhecidos por que eles não admitiam que sua adesão ao movimento não era para acabar com a corrupção mas para derrubar o projeto ideológico da esquerda. Não tinha conversa, os bravos patos amarelos da cbf estavam lá, eufóricos, “lutando” contra a corrupção. E eu aqui enfadado com tamanha capacidade de auto-engano ou desonestidade intelectual mesmo.
Enfim, o PT foi apeado do poder e o que se viu em seguida foi uma sucessão vertiginosa de escândalos, desfaçatez, demonstração de corrupção em proporções dantescas... E os patinhos? Desaparecidos, sumidos. Eu sempre achei esquisito isso, mas nem tanto, porque confirmava minha tese: ué, se o PT não dá mais as cartas, qual o interesse dessa gente em protestos? Nenhum.
Curiosamente, em muitas ocasiões, seja em programas televisivos, seja em leituras feitas, vi diversos analistas políticos explicarem o fenômeno com a mesma justificativa: "veja bem, o brasileiro cansou, perdeu as esperanças, por isso parou de protestar". Sinceramente, nunca gostei muito dessa explicação porque não confere com o que vejo.
Agora, às vésperas de a maior estrela da esquerda se safar de uma prisão, o que vejo? Como um grande vale de ossos secos, ressurretos da lassidão eterna, eis que aqueles outrora fatigados, esgotados, desesperançados, surgem renovados, cheios de "esperança" novamente, em carreatas, manifestações massivas, fechando ruas... alguns até jejuando... “contra a corrupção”!!!!
Sério? Acho que estou delirando mesmo. Preciso de remédio. Não é possível!
PS: do alto da minha ignorância legal, sou totalmente a favor da prisão em segunda instância, com a devida vênia e pouco me lixando com as filigranas legais, porque essas, se “bem utilizadas” servem apenas para fazer com que os ricos e poderosos se safem da cadeia. Para mim, mais importante que essa ou aquela interpretação da lei, o que importa é a justiça “na prática”. E, na prática, a prisão de TODOS em 2ª instância é mais justa porque os pobres já são presos só por peidarem. Então que os ricos e poderosos tenham menos recursos para fugirem da cadeia: que recorram enjaulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário