quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Vergonha

Locutor da Cultura FM finaliza uma notícia sobre o projeto “Escola Sem Partido” com um grande suspiro.
- Obadias, e as escolas confessionais, tipo adventista, que doutrinam os alunos e até mesmo os pais?
- Olha, não sei, mas aposto que darão um jeitinho para elas não se enquadrarem. Mesmo porque o projeto “Escola Sem Partido” na realidade é o da escola com partido religioso, conservador, obscurantista, autoritário. Portanto, qualquer projeto educacional que se encaixar nesse perfil, quanto mais próximo dele, certamente terá apoio desses lunáticos.
De verdade, estou começando a ter vergonha de ser brasileiro. Apesar das mazelas do país, mesmo em minha conexões internacionais, nunca tive vergonha de ser brasileiro, porque as mazelas do país se explicam e, de alguma forma, via tentativas de melhorar isso. Agora, quando se somam às mazelas esse tipo de pensamento retrógrado e autoritário, realmente é desanimador e causador de muita vergonha...
Já não bastávamos ser motivo de piada por sermos um país de ignorantes em que é difícil encontrar pessoas com quem sustentar conversas se os temas não forem futebol e outras trivialidades típicas tupiniquins (visão de um estrangeiro com a qual eu infelizmente concordo), agora se soma a essa falta de conteúdo, essa visão tão tacanha e obscurantista do mundo... Triste. Obviamente que essa onda só cresceu porque as pessoas, no geral, entendem mesmo é de futebol e demais trivialidades. Se fôssemos um povo realmente dado ao conhecimento, não estaríamos nessa situação de penúria.
Por falar em penúria, causou-me tristeza ver em uma publicação o comentário de pessoas a uma pergunta que, por si só, já demonstra o estado doentio que nos encontramos. A foto de um marginal de fuzil, em uma favela, na mira de outro fuzil, supostamente de um policial: “o que você faria diante dessa situação?”. Algumas respostas:
- Pacificamente, no amor... senta o dedo!
- Mira na cabecinha e ...
- Nada, afinal o rapaz está apenas tentando se proteger de uma possível chuva.
- Chuva de bala nele então.
Veja que, diante de um problema tão complexo, com causas tão conhecidas, as pessoas preferem a solução de desumaniza o outro, a violência pela violência, a não solução dos problemas. Essas pessoas são tão violentas e desumanas, nos seus princípios, nos seus ideais, quanto aqueles marginais brutalizados. A diferença, para mim, é que uns estão armados, outros não. Mas a lógica, o raciocínio, é o mesmo.
Sim, vergonha de ser brasileiro. Definitivamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário