quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Autocrítica


Estava lendo agora os comentários de uma notícia que fala dos diversos xingamentos do Trump em relação às mulheres. O mais exótico de publicações em portais são os comentários. Reconheço que sofro de uma certa curiosidade mórbida em relação a esses comentários.
Por quê?
Por uma questão muito simples: ali se vê todo tipo de atrocidade, desinformação, preconceito. Sempre fiquei muito impressionado com o nível de desinformação e preconceito que o brasileiro tem a partir das minhas leituras desses comentários.
Na reportagem em questão, a maioria dos comentários era na linha "go Trump", "tem que acabar com esse mimimi mesmo", "a culpa não é do Trump, mas das mulheres que estão embarangando demais" e coisas do gênero.
Daí eu me lembrei desse momento funesto em que estamos passando. Essa catarse de preconceito, desinformação, fakenews. É como se a maioria dos brasileiros estivesse escrevendo nos comentários de uma notícia em que todos tivessem acessado. Só mudou a escala. Eu vejo gente bem-educada, bem formada dizendo as maiores atrocidades, embarcando em um auto-engano impressionante. Nem é gente que eu consideraria estúpida.
Realmente, precisaríamos fazer uma autocrítica muito grande do que acreditamos, pensamos, do ódio que disseminamos com nossos discursos, das mentiras que alimentamos. Pena que estamos tão anestesiados em nossas certezas, nossos ódios, que dificilmente seremos capazes dessa tão necessária autocrítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário